quarta-feira, 3 de junho de 2015

Tópico 2 : Dispositivos

Agora que ficou claro a definição de software e hardware, vamos nos aprofundar mais no conceito de hardware então.

Anteriormente vimos que hardware diz respeito as partes físicas do computador, pois bem o que veremos agora é a divisão mais detalhada destes elementos.

Antes de mais nada, imagine o computador como uma fábrica que precisa de matéria prima para processar seus produtos, e posteriormente armazená-los para posterior venda. Pois bem no mundo da informática, a matéria prima, e o produto final são todos dados ou informações, você usa informações para inserir no computador e essas informações são processadas para se transformar em ... TA - DÃ! novas informações que podem ser armazenadas ou....processadas novamente. 

Lembrete: Informações ou dados podem ser desde o texto em que precisou usar o teclado para escrever como também áudio, vídeo, imagem ou posições vetoriais como o mouse e o joystick.

Dispositivo de Entrada

Caracterizam-se  por servir de entrada de dados ou informações no computador. Para facilitar o raciocínio pense o seguinte: qual parte de seu computador você utiliza para te filmar? ou para gravar sua voz? ou para digitar? Conseguiu responder mentalmente? Todos os camaradas que você conseguiu lembrar caracterizam-se como dispositivos de entrada, mas entrada de que? entrada de dados ou informações no seu computador. Acho que agora clareou...ou não?

Nos mínimos detalhes:

Teclado: Por meio dele os dados entram através da digitação do usuário.

Mouse e Joystick(controle de video game) : A entrada de dados acontece por meio de confirmação de botões ou por posição vetorial (quando você movimenta o cursor [a flechinha] pela tela).

Microfone : Neste caso os dados estão em forma de áudio e a entrada destas informações funciona a partir do momento que o usuário fala pelo microfone, ou seja quando sua voz entra para gravar e ser digitalizada.

Scanner : Aqui os dados entram na forma de imagens, acontece quando você tem uma foto ou uma página de revista em que você queira digitalizar (transferir para o computador, para posteriormente guardá-lo ou enviar para outra pessoa)  e as insere no scanner.

WebCam : Acâmerazinha do computador, dependendo da função (fotografar ou filmar) os dados são gravados/digitalizados em forma de vídeo ou imagem.

Dispositivo de Saída

Também chamados de unidades de saída, caracterizam-se por servir como saída de dados do computador, ou seja são informações já processadas pelo computador que estão prontas para o seu "consumo".
Lembrando que essas informações podem estar em diferentes formatos a saber: áudio, imagem, vídeo, texto, etc.



Dispositivo de Armazenamento

Como o próprio nome diz, caracteriza-se por armazenar dados.



Dispositivo de Processamento

Já estes nos permitem fazer a analogia de ser o cérebro do computador; onde as informações são processadas para posteriormente serem utilizadas seja por meio de um dispositivo de saída, ou por um de armazenamento.



Dispositivos Mistos

Já estes dispositivos são responsáveis por fornecer e receber informação do computador ao mesmo tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário